quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Século XXI: Novos desafios, antigas posturas

O século XXI apresenta novos desafios para a educação musical, pois a conjuntura social, política, econômica e cultural globalizada e informatizada, traz consigo características dinâmicas, interativas e complexas, portanto, os processos pedagógicos envolvidos na produção do conhecimento devem ser igualmente abertos, dinâmicos e criativos, desafiando-nos a buscar novas posturas pedagógicas em meio a esse complexo contexto sócio-cultural.

Aprender a agir a partir de um novo referencial teórico não é uma tarefa fácil e cômoda, especialmente se considerarmos a maneira rígida como fomos formados e o congelamento das estruturas educacionais. Inovar é atuar pedagogicamente em novas bases, isso exige profunda mudança de mentalidade, o que é difícil, especialmente para aqueles cuja prática docente está
a-fundada em teorias ultra-passadas. Uma prática docente inovadora, não pode estar à margem dos avanços tecnológicos ou muito menos limitada a ela, há que se promover um equilíbrio, o que significa dizer que o professor de música em especial, também pesquisador e produtor cultural deve preservar atitudes éticas, criteriosas e responsáveis durante o processo de construção do conhecimento.

Em vez de enfatizar conteúdos, resultados, quantidades de noções, informações e conceitos a serem memorizados, repetidos e copiados, acredita-se que a produção do conhecimento, também deva estar pautada em uma metodologia voltada para a qualidade do processo de aprendizagem, que valorize a pesquisa, a análise e a produção de material didático, o que implica programas mais flexíveis e adaptáveis, respeitando-se ainda, o ritmo individual, grupal e o processo de assimilação/ acomodação do conhecimento.

Ora, todo fazer pedagógico nasce de um sonho e, o primeiro movimento desse sonhar pedagógico é a idealização: possibilidade de imaginar algo novo, denunciar uma realidade - a realidade vivida - tendo em vista uma outra realidade - a realidade projetada/ sonhada.

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